Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Amiguinho

O príncipe sem medo tem um companheiro de aventuras e desafios, com os mesmos cinco anos, a quem baptizei (diria até estupidamente) de Amiguinho. Desbotado, cor de papel velho, diria quase assustador, continua a ser o amigo de sempre, insubstituível e tenho terrores nocturnos com o pensamento de um dia se perder...Eis, a crónica do Amiguinho


"O Amiguinho de traje cor-de-mel, mãos de veludo, olhos redondos e capuz com um floco de neve na ponta foi desde o primeiro dia o meu companheiro inseparável. Não sei de onde veio, quem é a sua Mamã, mas foi ele que encostado à minha barriga-balão esteve sempre presente nos meus momentos de pouca doçura. Ouviu-me reclamar, dormir, ouviu a minha Mamã, as senhoras-fadas. Fez travessias ao meu lado pelos corredores assustadores de tectos cinzentos e vazios rumo a mais um desconhecido. E, nos olhos redondos e parados, encontrei o meu primeiro e melhor Amigo. 
Não lhe consegui dar um nome digno até hoje, até porque até há bem pouco tempo ainda não sabia como fazer para chamar as coisas e as pessoas, mas agora que já sei Amiguinho parece perfeito, e como ele não fala  (tal e qual como eu não falava), não se pode queixar. 
Tem cinco anos (como eu), mas já parece muito velhote, enrugado como as minhocas e magrinho como um fio de chuva. Fica zangado quando vai tomar banho naquela máquina que rodopia e que o faz cheirar a mimosas (e eu confesso que também não gosto daquele perfume). Fica cansado quando vamos  para a ginástica dos muitos príncipes e princesas como eu. Fica contente quando vamos para os lençóis brancos acabados de esticar. Mas, acho mesmo que ficou muito triste de ter perdido o seu capuz numa tarde de chuva em que o deixei cair e por isso ficou enrugado como as minhocas e magrinho como um fio de chuva.
O Amiguinho não diz nada, não anda, não come, não é bom aluno como eu, apesar de trabalhar como eu em todas as lições que tenho tido. 
Mas está sempre lá de mãos dadas comigo a sorrir com os olhos redondos que espreitam num traje desbotado, outrora cor-de-mel."

Desbotado, mãos de papel e ainda com capuz (que agora já não tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário