Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vovó do R. I

Comprida como um fio de esparguete, pele cor de cevada, lábios vermelhos pomposos, cabelo encrespado como as ondas de um mar furioso, a vovó do R. tem uma voz sonante e articula as palavras num tom professoral que jamais se irá desvanecer.
Senhora do pau de giz a ranger no quadro de lousa, temida pelos olhitos arregalados que espreitam por detrás das carteiras alinhadas, é uma habitante quase residente do mundo dos príncipes e princesas sem relógio e a multiplicação é a sua operação favorita. Não o foi sempre...mas agora é!
Entrelaçou a mão corada pelo sol à mão preguiçosa do príncipe R. e, mais que ninguém, enfrentou  lado a lado, cada segundo, cada respiração, cada batimento. Enfrentou os senhores e senhoras de relógios quase parados como uma porta de ferro, ergueu o príncipe R. nos braços enormes até adormecerem, conteve a ânsia e o bater acelerado do coração à porta de cada consultório, cozinhou com pós de ouro a primeira sopa. Mais do que ninguém, mesmo mais do que eu, a vovó do R., quase sempre do outro lado do Mundo, multiplicou, multiplica e vai continuar a multiplicar. Afinal, é a sua operação preferida...

À vovó Helena Paupério, pelo amor tingido nos dedos sempre entrelaçados com os do R...




Nenhum comentário:

Postar um comentário