Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


domingo, 16 de junho de 2013

Deliciosamente arrepiante!


É pelas mãos despretensiosas da I. que o R. aprendeu a dar saltos de pé juntos que de bebes passaram a saltos adolescentes, destemidos, sem precisar de se agarrar a nada. Em troca de uma bolacha de fim de aula, aprendeu a correr, a andar na passadeira, a fazer ainda mais coisas. A I. escreveu coisas tão verdadeiras e que me fazem arrepios de erguer os pêlos dos braços... Porque a I. é a I. do R. e porque as suas palavras dizem que o R. também é dela, passo a citar o que escreveu. Simplesmente delicioso!!!

"Leio os "Sucessos do R." e penso que os vejo tal e qual e em tão pouco tempo!
Tenho o prazer de o acompanhar acerca de um ano e é impressionante a forma como, a cada dia, me surpreende e emociona com um novo e grande sucesso.

Pela primeira vez, entrou de mão dada comigo, embora já muito destemido, deixando a Vovó sentada na sala de espera.
Mais tímido e menos resmungão, cumpriu todas as tarefas, embora com muito medo de andar sozinho, de cair, precisando sempre de uma mãozinha.
Com algum esforço e alguma ajuda da Vovó para a tradução, lá fomos dialogando e estabelecendo uma relação de "amiguinhos" :)
No final até teve direito a 2 bolachinhas pelo bom comportamento!

Agora, bate à porta, de forma a ser bem ouvido, abre-a e diz "Boa tarde".
Conta-me que foi à escolinha, que comeu sopinha, arroz, frango e maçã...que pintou, cortou e brincou com o Marco e a Mariana e que a mamã o foi buscar!
Conta-me uma história que começa com "Era uma vez...", quase sempre "...uma menina chamada mamã", e que termina com "Vitória, vitória, acabou a história!" - sucesso da última 6f.
Resmunga mais, diz que está cansado e que tem muita fominha, querendo ir logo comer as bolachas...
Cruza os braços e diz "Estou triste"...Pergunto-lhe o que tem, respondendo com uma frase completa "Eu não tenho nada!".
Tudo isto para descansar um bocadinho das subidas completas ao espaldar que a mamã não gostaria muito de ver ;p, dos saltos no trampolim que já é capaz de fazer, da marcha em terreno mais do que instável, das bolas verde e amarela, dos jogos com coisinhas muito pequeninas para agarrar com os dedinhos!
Entretanto também cantamos sempre a musica do Coelhinho que a mamã tem no carro :)

E poderia continuar a contar tudo o que ele já é capaz de fazer de uma forma tão surpreendente, mas nunca mais acabaria.
Além das aquisições mais do que evidentes a nível motor, é fascinante a forma como a sua linguagem evoluiu, como diz praticamente todas as palavras de forma tão perceptível, como constrói frases, com mantém longos e fluidos diálogos.

É uma criança adorável e apaixonante. Já não consigo imaginar os meus fins de dia de 3f e 6f sem o beijo molhado e o abraço apertado dele.

Um beijinho para a mamã e para o R. **



Postado por Irina Leal no blog Crónicas de estetoscópio e biberão em 16 de junho de 2013 04:40"




Momento de saltos dançarinos arrojados
Adicionar legenda

Um comentário: