Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


sexta-feira, 28 de junho de 2013

IN-DEFERIDO, IN-DIGNADA

E, há coisas que fazem descer vertiginosamente dos saltos-agulha-esticadores-de-pernas a pés descalços... A última: pedido de adiamento da escolaridade do R. que chega InDeFeRiDo!!!
Tal e qual, InDeFeRiDo, mas porquê? Por palavras caras tecladas numa frase mal construída, diz-se que: "... porquanto muito embora da análise processual da documentação enviada decorram indicadores de limitações significativas à funcionalidade da criança, não resulta inequivocamente fundamentada a previsão de um ganho acrescido promotor do pleno desenvolvimento biopsicossocial no contexto educativo da frequência de Jardim de Infância...". Traduzindo: portadores de deficiência moderada a grave ingressam no ensino básico, porque não se prevê qualquer benefício em permanecer na pré-primária mais tempo e depois logo se vê; portadores de deficiência em que se preveja evolução favorável podem beneficiar de mais um ano de retenção na pré-primária. Traduzindo melhor: os deficientes moderados a graves que se arranjem, que se integrem,porque afinal não se lhes é permitido tentar evoluir, progredir; os mais ou menos deficientes (não sei o que isto é) podem ficar mais um ano, vá...a ver se avançam mais um bocadinho. E, o R. pelos vistos é pedagogicamente (porque pelos vistos a parte médica aqui não interessa nada, foi-me dito tal e qual) uma criança portadora de deficiência que terá que ingressar na escola primária JÁ porque não parece lucrar ou ter qualquer evolução se permanecer na pré-primária. Legislação, pedagogia, tretas e balelas de técnicos superiores que destinam um papel assinado sem ler os relatórios que seguem com o pedido. Mãe em surto psicótico quase esquizofrénico, pelo R. e pelos outros Rs, pelo argumento usado, pela passividade das senhoras pedagógicas que ainda me dizem que se falar deste modo (diga-se, pseudo-agressivo) não vou a lado nenhum. Poupem-me!!!
Poupem-me às legislações, às assinaturas cegas, aos protocolos, às falas mansas...

In-deferido... TRETAS...







8 comentários:

  1. Nao entendo Sofia, só podem estar parvos. O joaozinho que esta na pre da minha filha, ficou mais um ano, e e def moderada a grave. Nao há maneira de contestar ou pedir reavaliação do caso? Se nao o melhor e fazer como parece q funciona, enviar para TVI ou SIC, que de certeza q vtam atras. Bj. Bernarda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pedi...não me permitiram falar com a senhora que assinou o documento, porque "não faziam atendimento". Vou recorrer com tudo...mas metade já disse, já falei, já escrevi.
      Só não aceito o argumento que considero ridículo mas que traduz a realidade...

      Excluir
  2. Sofia, nunca temos uma tão completa noção das dificuldades como quando tratamos as situações na 1ª pessoa; acalme-se e não desista; a mesquinhez ainda é muita e vão gostar de ver a Sra doutora "atrapalhada", ninguém gosta de confrontação e quanto mais razoavel e dificil de rebater mais "irrita"...não lhes dê descanso e continue a fazer o que de coração lhe parece melhor para o R. Bj e boa sorte. Guilhermina Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dra. Guilhermina... De facto, senti-lo na primeira pessoa mudou a perspectiva das coisas. Fã-lo-ei pelo R e pelos Rs como sempre.
      Beijinho, Sofia

      Excluir
  3. O meu irmão mais velho tem Trissomia 21 e só alguém que viveu numa família assim conhece o desespero dos pais que se debatem constantemente por mudar consciências e fazer valer os direitos de quem não pode fazê-lo... Coragem! E não desista da luta! Apesar de tudo, os tempos são outros. O meu irmão nasceu em 1960. O R. é um menino do séc XXI. Não posso crer que não haja mais sabedoria agora, meio século depois.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  4. Sem duvida estamos num país de 3º mundo:-((
    Ao contrário do que achamos e nos incutiram.

    Com calma(como alguém já disse) e alguma diplomacia concerteza os responsáveis e "pegagógicos" irão perceber que há timing´s para todos e que nem sempre podemos generalizar.
    nem sempre os mesmos trilhos levam ao mesmo porto.
    Saber trilhar cada um dos percursos individuais para ter mais tarde o mesmo objectivo, a FELICIDADE a Independencia e a Vida que cada um procura.

    Muita força, muita calma.

    beijinhos aos dois, vai correr bem pois ele é um Rapazão e ultrapassa qualquer obstáculo.

    ResponderExcluir
  5. Não desistas Sofia. Eles não sabem que a força de uma mãe move montanhas. Não desistas querida Sofia.

    ResponderExcluir
  6. Já pensaste em colocá-lo um ano ou dois em ED (ensino doméstico)?
    ED não significa estar fechado em casa, pelo contrário.
    Pode estar na mesma a frequentar um JI privado, ou onde tu quiseres, ou ter acompanhamento especializado, ou ou ou. A tua imaginação/determinação é o limite.. Só terá de ser avaliado no final do 4º ano (exame a todas as disciplinas). Se chumbra, pode repetir, como os meninos em ensino presencial.

    Catarina Santos,
    da MEL- movimento educação livre

    ResponderExcluir