Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Já comprei...

Mais uma vez vou preferir descalçar os saltos-agulha de dondoca e caminhar descalça numa guerra que é minha e de alguns do mundo dos Rs... Comprei, compro e comprarei! 
Não admito gente estúpida e incompetente em posições de uma chefia inerte e de esquecimento. 
Do R...
Primeiro: pedido de adiamento da escolaridade do R que veio como Indeferido. Porquê? Porque a escola não enviou a documentação necessária e entregue pela Vovó cor-de-cevada. Aqui vai...
Segundo: solicitada reunião no agrupamento entre as terapeutas do R e as professoras que tão bem o guiam. Reunião concedida. Programado dia. Falha de aviso do dia pela coordenação do ensino especial às professoras do terreno. Grave? Não, muuuuuito grave... Sectarista! Incompetente! Incómodo! De fazer nó na garganta!
De um R. que conheço como Pediatra...
Efectuei o pedido de administração da vacina da gripe no Centro de Saúde via papel, explicando o porquê de este R. ter direito à sua administração gratuita, não fosse ele um menino-R... Duas horas depois, a Mãe enviou mensagem a dizer que a Profissional de Saúde teria dito que não tinha direito à sua administração. Surgem assim vários problemas:
- A profissional de saúde em causa não sabe ler ou não se deu ao trabalho de perguntar o que são as directrizes da Direcção Geral de Saúde. (Ou, hipótese esta mais provável, fez a administração gratuita da vacina aos filhos das amigas que não são meninos-Rs e para os meninos Rs não sobrou vacina...)
- Uma reclamação feita em nome da Mãe do menino-R.
- Uma reclamação enviada pela Pediatra Assistente (E-U) para o Centro de Saúde e para a ARS Norte.


País que temos, país que somos... Se vou mudar esta mentalidade, este jeito de ser..acho que não! Mas não consigo deixar de ser perturbadoramente desbocada.

Trilhos dos Rs, um pouco mais sinuosos






3 comentários:

  1. MAIS muito mais.... VOZES destas precisam-se com URGÊNCIA.

    Vozes que não se calam á falta de ética, respeito e civismo deste povo que só pensa no agora no Umbigo cada vez maior.
    Precisam-se mais vozes como a tua para DENUNCIAR quem realmente usa, abusa, negligencia e deturpa as leis o cargo e/ou o poder para usar em proveito próprio.

    Força para continuares a escrever denunciar alertar e divulgar estas injustiças pois coragem para te insurgires Felizmente nunca te iras calar e acomodar.
    A tua VOZ e este teu espaço(influentes) concerteza vão trazer mais "desbocados" mais pessoas atentas e por poucas que sejam ja serão algumas e certamente vai crescer, tem de crescer, este descontentamento.

    Não Mudes :-)
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. É importante haver gente assim!
    Ainda assim (e fazendo o papel de advogada do diabo...) trabalho num centro de saúde e, pelo menos no meu, já tivemos conhecimento do alargamento da indicação de vacinação gratuita para grupos de risco que saiu há 1 semana atrás mas no meu centro de saúde não há uma única vacina, temos uma lista de espera de utentes com mais de 65 anos que foram deixando o nome para quando viessem vacinas e vão sendo convocados à medida que chegam mas não vêm muitas de cada vez, não chegam para nada... imagino que noutros locais aconteça o mesmo infelizmente. Claro que isso não implica dizer aos utentes que não têm direito à vacina, infelizmente ainda há muitos profissionais que não estão actualizados :(

    ResponderExcluir