Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Amamentação

"A Medicina é como o Amor, nem sempre, nem nunca..." Esta era a citação que me fazia recusar como opção correcta as frases que diziam sempre ou nunca, nos testes de escolha múltipla. 
Com a citação arrasto  e arrisco críticas selvagens pediatricamente fundamentalistas, mas é uma mera e simples opinião.

Amamento e adoro fazê-lo. É delicioso o calor morno que se sente no colo e os olhos tenros quase a semi-cerrarem de prazer. É grandioso dar um pouco de mim, da minha imunidade, da minha resistência voraz e do meu amor. É confortável não ter de preparar biberão, carregar leite adaptado e a temperatura estar sempre ideal. É indescritível.
Mas, há quem não possa e também há quem não o queira fazer. Vejo-o como um direito, uma opção válida. Não o critico, porque simplesmente não é criticável.
É, sim criticável, a atitude salazarista de alguns profissionais de saúde que quase apontam o dedo ou desesperadamente estimulam enraivecidos os mamilos ainda não preparados de algumas mães. Aconteceu-me a mim no nascimento do R e por isso falo e posso falar. A angústia, o medo de falhar e o dedo apontado são inevitáveis. A mim apeteceu-me gritar que não dá, não tenho, não consigo, mas não o fiz porque parecia mal, ainda para mais sendo eu Pediatra (mas não fundamentalista).
Caros colegas, deixem o fundamentalismo de parte. Deixem que aconteça se a Mãe quiser, sem impor ou sem olhares de soslaio. É um acto de vida, puro, genuíno e não uma tortura. Não se esqueçam, "a Medicina é como o Amor nem sempre, nem nunca..."

Após amamentar a S, no 2º dia de vida, sem angústias ou olhares de soslaio...
Perfeito!


3 comentários:

  1. Finalmente voltaram as crónicas :-))

    Já acreditava que Princesinha S tinha tomado para si as 30h do dia a dia da mãe!!

    Sim 30h não foi engano, pois quem bem conhece esta admirável (pediatra intenssivista, mãe, amiga, colega, filha, aventureira, escritora, pediatra consultório, decoradora, .... também com tempo para tudo que alguém vaidosa deve ser e ter) MULHER acredita que o dia dela terá pelo menos as 30h!! :-)

    Confesso que estava com saudades destas crónicas :-) que nos embalam com estórias de sonhar e querer ouvir mais, com frontalidades que nos fazem parar para pensar, que nos alertam com um "grito" de força para injustiças, falhas ou qualquer entrave que se coloque na sua frente ou nas suas convicções.

    Provavelmente ".... nem sempre nem nunca...." tal como a citação que utilizas-te!!
    Nem nunca será demais o teu sorriso e atitude nem sempre serás trivial nas vidas por quem passas.

    Beijinho, e ou abraços, para as duas Ss o R e tudo que te faça apaixonar, sorrir e escrever.

    ResponderExcluir
  2. Voltaste às cronicas. Optimo. vejo que a Sofia te dá tempo. Bj

    ResponderExcluir
  3. Também eu passei por isso, e já há 21 anos, quando tive a minha filha mais velha. Mamilos não capazes, gretas, sangue e dedos apontados como se eu fosse uma criminosa e a culpa fosse minha! Fiquei de tal modo traumatizada que nem quis voltar a tentar quando fui mãe de novo, há 3 anos. E tenho pena...
    Beijinhos e muitos parabéns pela segunda filha!

    ResponderExcluir