Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


quarta-feira, 13 de julho de 2016

Nobre Povo

Sou portuguesa de coração de filigrana, mas acresço a isso o espírito da cidade que me viu nascer. Não percebo nada de História, não tenho clube de eleição, não sei nomes da maioria dos jogadores, mas sei de pessoas. Sei de pessoas e de atitudes e confesso que, Paris romântico e o Rio Sena nunca me fascinaram, e nem de longe seria a minha cidade de eleição. 
Irrita-me o comportamento chauvinista do típico francês que mal percebe a tua portuguesice passa a tratar-te como lixo. Irritou-me a petulância dos jogadores e a joelhada estratégica. Irritou-me acharem-se mais... Não somos um Pais de mulheres de bigode e saia abaixo do joelho. Não somos pequeninos, porque os países não se medem aos palmos. Não somos analfabetos. Não somos reles tugas, mesmo que guardemos as portas do prédio, limpemos as casas alheias ou façamos cimento. Isso, não nos faz ser menos... Somos recheados de força e coragem. Somos  destemidos. 
E, quanto a França e aos franceses (não todos), deixo-me ficar pelo compêndio musical de Amélie Poulin: apenas e só...



Campeões

Vergonha...



Nenhum comentário:

Postar um comentário